Sou nerd, não idiota
Ontem li essa notícia em vários sites: Universidade alemã oferece curso que ensina nerds a flertar
"Mesmo os nerds de computador com dificuldades de relacionamento podem aprender a flertar com sutileza. Essa é a proposta de um curso oferecido pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, que pretende ensinar as pessoas tímidas e solitárias a flertar."
No começo fiquei um pouco revoltado, pois passa a idéia de que todos os "nerds" são idiotas e sem condições de conseguir uma companheira, idéia essa propagada por vários filmes americanos.
Depois de pensar um pouco, acho que a idéia não é tão ruim assim, pois conheço um número muito expressivo de profissionais da área de TI que também não sabem se relacionar, mas o problema deles não é só com mulheres, mas com toda a raça humana.
E se você olhar o currículo acadêmico das faculdades de TI fica claro que em nenhum momento é abordado a questão do relacionamento interpessoal.
Essa história do profissional de TI só precisar se relacionar com computador é coisa do tempo do PC de tela verde. Atualmente boa parte do trabalho é reunião com pessoas, seja com o cliente, gerente de projetos, analistas ou desenvolvedores.
Desta forma a capacidade de se comunicar com as pessoas é cada vez mais exigida.
Não defendo que as faculdades brasileiras devam colocar um cadeira de "Como Fletar" no seu currículo, mas sim que exista uma formação que prepare o futuro Analista ou Desenvolvedor para trabalhar com a parte mais complicada de uma empresa de TI: a parte humana.
Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui
2 comentários:
Olha, a julgar pela UFRGS acho que dava para fechar uma turma de 40 alunos tranquilo numa cadeira de "como ser humano" :P
Ótima reflexão Daniel, concordo contigo!!!
Postar um comentário