A estúpida Miopia Empresarial
Recebi um texto de autoria do Luciano Pires onde ele conta uma historinha famosa no meio publicitário: a do criativo que bolou uma propaganda muito boa, que tinha como peça principal aquela cena dramática em que King Kong está sobre o Empire State Building em Nova Iorque, sendo atacado por meia dúzia de aviões. Ao apresentar a propaganda para o cliente ele ouve o seguinte:
- Excelente! Ótimo! Mas vou pedir uma mudança. Tire o macaco.
Você já passou por isso? Ver o detalhe fundamental ser esquecido, não compreendido ou simplesmente ignorado por um míope profissional?
Recentemente acompanhei uma situação semelhante no mercado: As comemorações de final de ano foram canceladas!
Teve uma empresa que conheço que inicialmente marcou uma festa grande, em um salão de eventos no estádio de um grande time de futebol de Porto Alegre, duas semanas depois mandou um aviso para seus colaboradores avisando que a festa foi cancelada e que seria transferida para um lugar menor (sinceramente não sei se rolou a festa no final). Outra empresa grande aqui da região levou seus funcionários para um bar onde cada um pagava o que consumia.
Acho isso burrice.
As empresas tiveram um ano ótimo e o que deveria ser uma celebração pelos bons resultados vira tristeza. E a equipe que foi motivada a “dar o melhor de si”, ”superar as expectativas” termina o ano em um clima de terror, com gosto de derrota na boca. Mesmo que as metas tenham sido atingidas ou até ultrapassadas.
Acho que essa comemoração era extremamente importante para estas empresas, pois seria o reconhecimento pelo esforço de todo um ano e a oportunidade perfeita para motivar os funcionários a se prepararem para o ano difícil que teremos.
Em nome da “crise que vem aí” fica proibido celebrar as vitórias.
Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui
0 comentários:
Postar um comentário