Faltou malandragem
Neste sábado participei de JUGDAY e confesso que não esperava muito do evento. Apesar de ter o competentíssimo pessoal do RSJUG organizando, era um sábado de Sol com a temperatura passando dos 35°, realmente não acreditava que teria mais de 10 pessoas no local.
Chegando lá a minha surpresa, o local estava cheio e o Painel sobre o Mercado de Trabalho em Java que eu iria participar seria a última coisa do dia.
Minha segunda surpresa, quase ninguém foi embora quando terminou as oficinas de TI e iniciou o Painel.
Na segunda-feira pretendo escrever sobre os colegas de mesa (que deram um show a parte) e hoje quero falar sobre uma conversa que tive com profissional depois do Painel...
Eu estava me preparando para ir embora e um rapaz me chamou para conversar. Estava com um problema no trabalho:
- Daniel, trabalho faz um ano na empresa X e ganho R$ 1.500,00 para desenvolver em Java. Porém contrataram uma outra pessoa na mesma época e o salário dela é de R$ 2.000,00 para fazer exatamente a mesma coisa que eu e ambos temos a mesma formação acadêmica. Porque ele ganha mais que eu?
- Porque ele é mais esperto que você.
Uma das coisas que discutimos no JUGDAY era o fato do pessoal de informática não saber se vender.
Como disse o Fabiano da ADP no evento, quando contratamos um profissional, estamos buscando um "Pacote" de benefícios para empresa. Nesse pacote está a experiência profissional do candidato, sua formação acadêmica, certificações, idiomas que domina, vivência de vida, etc.
Mas de que adianta você ter tudo isso se não consegue mostrar isso para quem está te contratando?
Para as empresas, você é um "Pacote" que irá gerar um custo (salário) e um valor (produção). Quanto maior o seu valor, maior o seu custo. Resumindo, quanto mais você produz, mais você pode ganhar.
Muitas vezes as empresas não sabem qual o seu valor e vão criar esse conceito com base no que irão ler no seu currículo e posteriormente na sua entrevista de emprego.
No caso do meu amigo de sábado, depois de conversarmos mais, ficou comprovado que faltou malandragem na hora da entrevista e que ele não soube se vender melhor.
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3 comentários:
Muito bom o Post. Tenho a mesma opinião. "Você é um produto, e o vendedor é você mesmo!" ;-)
Concordo interamente com vocês. Mas porque então o termo "Marketing Pessoal" é frequentemente usado como pejorativo em nossa área?
Oiêee!
Vim desejar a vc e a toda sua família um belíssimo Natal com muita harmonia e fartura e que 2009 seja repleto de coisas boas, muito amor, saúde, grandes realizações e $uce$$o.
Adorei sua companhia este ano e espero tê-la por outros mais.
Beijocas doces no coração.
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