Software gratuito ajuda criar um plano de negócios para sua empresa
Imagine a seguinte situação: alguém na sua empresa tem uma idéia interessante que, para sair do papel e se tornar viável, exige a obtenção de recursos junto a alguma instituição financeira. Ao apresentar seu pedido ao banco, o gerente de sua conta pergunta se você possui um plano de negócios para apresentar.
Plano de negócios? Não sabe o que é isso? Tal denominação vem do inglês – business plan – e corresponde a um conjunto de informações muito bem estruturado e detalhado do que se deseja alcançar...
Nele, devem constar os objetivos, os cenários e oportunidades que justificam essa iniciativa, riscos envolvidos, recursos necessários (materiais, humanos e financeiros); mercados atuais e futuros, estratégia de vendas e muito mais.
Pode parecer exagero, mas essas exigências podem ser cruciais no processo de convencimento da instituição financeira, possíveis sócios ou investidores, fornecedores e até potenciais clientes a “comprarem” sua idéia. Mas um plano de negócios não serve apenas para isso.
Ao conhecer em profundidade tudo o que está relacionado a uma determinada idéia, o empresário reduz as chances de cometer erros e a ferramenta ajuda a antever situações que podem ser melhor controladas antes de a idéia entrar na fase de execução.
Só que elaborar um plano desse tipo a partir do zero não é tarefa simples. O Sebrae/SP oferece uma ferramenta de apoio gratuita, denominada SPPlan, que o guiará na criação de um plano de negócios de qualquer tipo.
Na realidade, esse software incorpora uma infinidade de funções que podem auxiliar um empreendedor a criar uma empresa a partir do zero. Contudo, vamos nos ater aqui às etapas relacionadas à elaboração de um plano de negócios genérico, mas você pode explorar o aplicativo à vontade.
No site PCWORLD você pode baixar o programa
Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui
1 comentários:
Bem que dizem que o empreendedorismo é a revolução silenciosa do século 21… até um tempo atrás não se falava tanto neste assunto.
Parabéns ao site pela abordagem e pela dica, se tivesse esse software antes, não teria pago pelo que eu usei na época de abertura da minha agência.
Postar um comentário