sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O que acontecerá com o mercado de TI nos EUA?

Obama e a tecnologiaPerto do final das eleições americanas, o ainda candidato, Barack Obama divulgou um vídeo discutindo seus planos para políticas relacionadas à tecnologia.

O vídeo foi colocado no YouTube e reúne trechos de uma palestra concedida por Obama no escritório do Google em novembro de 2007...

No discurso, Obama prometeu duplicar fundos federais para pesquisa básica e implementar uma taxa de crédito permanente para pesquisa e desenvolvimento. Ele também discutiu planos para leis antitruste mais severas e uma série de outras propostas:

- Colocar dados governamentais online em formatos acessíveis universalmente;
- Abrir fóruns para comentários públicos, sugestões e perguntas e respostas gerais sobre legislações pendentes;
- Ter certeza que cada residente americano e cada escola, hospital e biblioteca tenha acesso à internet banda larga;
- Melhorar padrões de velocidade de banda larga;
- Encorajar a ciência e a educação tecnológica;
- Apoio à necessidade de registro médico eletrônico;
- Aumentar investimentos em energia renovável.

O Channel Web elencou cinco razões para que os canais norte-americanos que fornecem para a esfera pública, e o mercado de TI em geral, sintam-se animados.

1) Obama sabe como estimular a tecnologia rumo ao sucesso
Obama será o primeiro presidente que sabe como usar a tecnologia de forma a forçar mudanças. Não apenas usou a web para levantar uma quantia sem precedentes de dinheiro, mas a usou como ferramenta para energizar e organizar milhares de voluntários.

2) Obama vai usar a tecnologia para transformar a forma de trabalho do governo
É quase certo que a administração de Obama, que demonstrou como a tecnologia pode virar o jogo no processo eleitoral, vai usa-la para transformar o modelo de trabalho do governo. De colaboradores baseados nas trincheiras do País, a executivos top, que gerenciam fartos orçamentos e órgãos, todos esperam grandes mudanças na forma do governo utilizar a TI de forma mais eficiente e levar mais serviços à sociedade. Há uma grande oportunidade para canais que podem oferecer isso ao governo. A ênfase será dada em soluções técnicas que reduzem custo e melhoram os serviços.

3) TI verde se torna uma prioridade com o apoio de Obama
A TI verde não é mais um imperativo político, mas econômico. Consolidação, virtualização, e sistemas com uso energético mais eficiente, como blades e thin clients serão a ordem do dia. Economizar energia com sistemas e processos verdes estão amplamente alinhados com o compromisso de Obama com a questão do aquecimento global.

4) Tecnologia antiquada que não funciona será abandonada
Muitos sistemas legados custam muito para operar, não são eficientes e, frequentemente, são impossíveis em termos de manutenção. Um presidente que entender como a tecnologia disponível, que é barata e padronizada, pode mudar o mundo, não vai tolerar ferramentas que façam o contrário.

5) Obama vai ser o primeiro presidente online
Não se pode enfatizar quão importante isso será no futuro. Obama mobilizou um exercito de voluntários para mudar a política nos Estados Unidos. Por que parar por aí? Pense na pauta política internacional. A internet é uma força global que rompe fronteiras e, um presidente que entende seu poder e sabe como usa-la, só pode integrar o mundo. Qualquer canal que puder ajudar nessa tarefa vai lucrar rápido na administração Obama.

Agora vamos ver quais os reflexos destas medidas no mercado brasileiro.


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP