segunda-feira, 20 de outubro de 2008

30 milhões afetados por falsos antivírus

A Panda Software estima em trinta milhões o número de pessoas atingidas por falsos antivírus. Programas que se escondem em mensagens de correio electrónico ou sites que o utilizador visita e por essa via entram no seu computador para o avisar de que supostamente está infectado com vírus. A solução para o falso problema passa pela compra de um programa de segurança.

O sistema visa enganar o utilizador e vencê-lo pelo cansaço, já que está constantemente a disparar pop-ups que o avisam do suposto risco que está a correr. Se o utilizador ceder e comprar o produto está a entregar dados pessoais e a desencadear a verdadeira situação de insegurança.

Este tipo de ataque tem-se intensificado nos últimos meses e segundo a Panda multiplica-se atualmente por mais de 7 mil variantes, que dificultam a vida às empresas de segurança e aos produtos legítimos instalados no PC.

Os promotores deste tipo de iniciativa estará, segundo as mesmas estimativas, a faturar cerca de 10 milhões de euros por mês, tendo em conta que o programa que propõem adquirir tem um preço em torno dos 50 euros.

Os utilizadores que adquiriram o falso programa de segurança não chegaram a receber qualquer retorno depois de pagarem o valor pedido. Até à data não existem indícios de que os dados bancários dos utilizadores sejam usados posteriormente, o que poderia elevar os danos causados pela cedência deste tipo de informação.

Além do e-mail e da navegação online são formas comuns de receber inadvertidamente este tipo de adware, a utilização de programas peer-to-peer, a resposta a e-greetings ou o download de programas com falhas de segurança, acrescenta a Panda Software, que também refere a identificação de um caso em que a página e entrada da Google foi o veículo utilizado para manipulação.

Fonte: Tek


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP