Como lidar com funcionários problemáticos
Colegas de trabalho desagradáveis podem até render boas piadas em programas humorísticos ou em tirinhas de jornal, mas nem sempre a situação é motivo para riso. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, por exemplo, quando os funcionários sentem-se abusados por seus chefes, responderão fazendo longos almoços, navegando aleatoriamente na internet e até roubando algumas coisas.
Quando os empregados sentem-se vítimas de grosserias, a produtividade cai. De acordo com a Academia de Perspectivas de Gestão, mais da metade das “vítimas” diz que se preocupa com as futuras interações com os que os ofenderam.
Mas esse problema cria uma nova casta nos ambientes de trabalho: os intocáveis. Ou seja, profissionais pouco produtivos que por serem incomodados passaram a ter passe livre. Mais de 90% dos funcionários entrevistados no estudo relataram problemas desse tipo no ambiente de trabalho.
Chamar os funcionários desagradáveis de “babacas” pode satisfazer uma necessidade imediata de vingança, mas não irá resolver o problema. Os gestores precisam tratar esses indivíduos de forma sistêmica. E aqui estão algumas formas de lidar com “empregados problemáticos” de todos os tipos.
Aponte o problema. Converse sobre o que está acontecendo de errado. Pode ser que estejam fazendo algo que irrita os colegas: isto vai desde piadas preconceituosas até falar ao celular durante reuniões ou deixar o celular ligado (com músicas estranhas) em sua mesa enquanto está fora. Seja específico sobre como esses comportamentos estão incomodando e atrapalhando a produtividade.
Peça ajuda para encontrar a solução. Antes de agir, pergunte ao inconveniente como ele pode resolver o problema. Pergunte o que ele faria se estivesse na sua posição. Falar para as pessoas “crescerem” ou “cuidar da própria vida” não é uma resposta adequada.
Algumas pessoas podem não saber que seu comportamento está incomodando os outros. Apenas mostrar que isso acontece pode resolver completamente o problema. De qualquer forma, para os que persistem com a chatice devem existir conseqüências na forma de ações disciplinares. Às vezes, isolar uma pessoa que traz resultados, mas ninguém suporta por perto, pode ser uma solução. Trabalho em equipe não é para todos e, nesses casos, o isolamento pode ser a melhor alternativa para todos.
Acompanhe. Não presuma que o problema irá desaparecer. Continue de olho na questão, observando o ambiente de trabalho e fazendo perguntas. Veja se os resultados estão acontecendo.
Se a situação não se resolver e os problemas forem sérios, talvez você tenha de tirar a pessoa do ambiente de trabalho definitivamente. A área de recursos humanos pode te ajudar em relação às políticas e procedimentos.
Uma desculpa comum entre as pessoas problemáticas é que elas entregam o trabalho. E, de fato, isso pode ser verdade. Porém, apenas entregar o trabalho não é motivo para fazer os colegas sentirem-se mal, sendo grosso ou não colaborando. Além disso, esses comportamentos causam perda de produtividade dos demais funcionários.
O ambiente de trabalho não precisa ser o país das maravilhas, onde todo mundo se dá bem. Haverá tensão, incluindo vozes mais altas, olhares atravessados e até batuques com a caneta. Mas o local de trabalho precisa ser um local aonde os empregados possam fazer suas tarefas sem serem interrompidos por maus comportamentos crônicos. Se esses problemas não forem resolvidos, as pesquisas mostram o resultado: as pessoas vão para locais mais agradáveis.
*John Baldoni é consultor em liderança e comunicação e trabalha para as maiores empresas norte-americanas. Visite seu site www.johnbaldoni.com.
Fonte: CIO
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