quinta-feira, 31 de julho de 2008

Erros de e-mail que vão custar o seu emprego

Mandei um e-mail pra um amigo e achei estranha a resposta agressiva que recebi. Conversando com ele depois, notei que o mesmo deu outro sentido a minha mensagem.

E se ao invés de um amigo tivesse mandado essa mensagem para o meu chefe? Sem falar nas empresas que monitoram o e-mail de trabalho do funcionário...

Segue algumas dicas para não sermos demitidos por causa das menssagens que enviamos:


1. Sarcasmo e humor negro - O e-mail não é um bom meio de comunicar nuances de sarcasmo, e muitas vezes ele pode ser interpretado fora do seu contexto - com repercussões desastrosas.

2. E-mails enviados sob influência - Por acaso você tomou alguns drinques após o expediente? Salve sua resposta até a manhã seguinte, quando tiver certeza do que estiver dizendo.

3. Assuntos particulares - É sempre bom separar negócios e prazer - e usar os recursos da empresa para questões pessoais em geral é uma péssima idéia.

4. Críticas profissionais - Se for um assunto breve, diga pelo telefone; caso contrário, vai parecer oficial demais e poderá causar uma preocupação desnecessária. Se a questão for realmente grave, discuta-a pessoalmente.

5. Comentários pessoais e fofoca - É comum usar o e-mail como se a gente estivesse conversando na pausa para o cafezinho. Se pretende fazer algum comentário, fale pessoalmente.

6. Respostas irritadas - É fácil disparar uma resposta irritada sem pensar. Mas nem sempre é fácil retratar-se. O melhor a fazer é analisar um pouco mais o seu e-mail, se possível, ou aguardar um dia antes de responder, se você estiver realmente descontrolado.

7. Linguagem imprópria - A maioria das pessoas simplesmente não a utiliza, mas para aqueles poucos que o fazem – é uma péssima idéia. Em e-mails profissionais não há lugar para blasfêmias e palavrões.

8. Segredos comerciais ou assuntos sigilosos da empresa - Esse assunto pode muito bem lhe render
uma demissão e também um processo judicial.

9. Linguagem racista ou sexista - É melhor evitar esse tipo de coisa em sua fala normal, e muito mais nos seus e-mails profissionais.

10. Mensagens excessivamente emocionais - Mesmo que sejam enviadas de fora de seu ambiente de trabalho, lembre-se de que sua imagem está em jogo.


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