segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Você sabe o que é mobile payment?


Apesar de ainda incipiente, já é possível realizar pagamentos no Brasil com o celular, dispositivo que tende a ser usado como uma carteira eletrônica em substituição dos cartões de débito e crédito, como na Europa e Ásia. A idéia é que as pessoas usem o terminal para pagar estacionamento, entrada no cinema, passagens de ônibus e outros serviços, principalmente de valores baixos. Banco do Brasil e Visa, Banco HSBC e a operadora Oi estão entre os que vêm tentando disseminar esse modelo no Brasil.

Leonardo Rochadel, CEO da Wiaxis, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de soluções para serviços móveis esclarece como funciona o m-payment. Ele aborda também as questões de segurança. Veja a seguir:

O que é m-payment?
É a sigla para Mobile Payment (Pagamento Móvel) e engloba todo tipo de operação que envolva um dispositivo sem fio para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento. Os aparelhos mais usados para este tipo de operação são os celulares convencionais. Mas os que são usuários de smartphones e PDAs têm sido os primeiros a adotar esse meio de pagamento.

Qual a diferença entre m-payment e m-banking?
M-banking é a sigla para Mobile Banking (Banco Móvel) e é a referência para realiza serviços bancários por meio de terminais móveis. A grande maioria dos serviços bancários de Internet Banking pode ser realizada pelo aparelho móvel. Verificar saldos e extratos, efetuar transferências, comprar planos de seguro e capitalização, acompanhar rendimentos e diversas outras transações são previstas no m-banking.

Com um aplicativo de Mobile Banking é possível fazer transações bancárias via aparelho móvel. Com um aplicativo de Mobile Payment, o pagamento pode ser feito à vista (débito) ou a prazo (crédito) como se estivesse sendo usado o cartão de plástico.

Como está uso desta tecnologia no Brasil?
Os testes com m-payment foram iniciados de forma mais consistente em 2006 e continua-se buscando novos modelos de negócios e demanda. Atualmente, serviços como táxi, delivery e recarga de celulares pré-pagos são os empregos mais comuns para esse sistema. Para o m-banking a estimativa é de que 520 mil usuários já estejam fazendo uso dessa inovação.

O que é possível pagar pelo m-payment?
Os serviços mais comuns no Brasil são pagamento de táxi, recarga de celular, delivery, compra de passagens, farmácias, redes de fast-food e compras online. Estes serviços estão disponíveis nas grandes capitais em mais de 22 mil estabelecimentos credenciados. Esse sistema já é utilizado em outros países em catracas de trens e metrôs, máquinas de refrigerantes, tickets de lazer, pagamentos de restaurantes e lojas de conveniência.

Pagamentos pelo celular são seguros?
A taxa de fraude em comércio eletrônico no mundo é de 0,003% e o Brasil apresenta índice ainda menor, aproximadamente um terço do mundial. Os pagamentos por meio dos celulares são mais seguros que pagamentos com cartão de crédito e as movimentações realizadas pela internet. É recomendável, porém, utilizar sistemas que usem criptografia, além de evitar pagamentos através de troca de mensagens de texto ou atendimento de central telefônica (URA), que não protegem seus dados e sua senha.

Os sistemas mais usados em pagamentos móveis são: o registro do aparelho, a autenticação do celular e do usuário por senhas no momento da compra, confirmação e o envio de dados criptografados. Algumas soluções vão além e oferecem recursos avançados contra pirataria e clonagem dos aplicativos.

Qual a diferença entre pagamento remoto e por proximidade?
No pagamento remoto, o usuário pode estar em qualquer localidade no momento da compra e as transações são efetuadas por aplicativos instalados no aparelho. Também podem ser usados, com nível mais baixo de segurança, no envio de mensagens de texto ou na de interação de voz com uma central telefônica.

Já o pagamento por proximidade, conhecido por contactless payment, exige que o usuário tenha um celular com um chip e antena NFC (Near Field Communication), que armazena as informações da conta do usuário e se comunica com um leitor PDV (Ponto de Venda) de propriedade do estabelecimento. Não é necessária a presença de um vendedor para esse tipo de transação. Basta o usuário aproximar o aparelho a poucos centímetros do leitor e, através de um padrão de comunicação sem fio, a compra é efetuada. Os fabricantes já estão lançando aparelhos com a tecnologia NFC.

Qualquer um pode fazer pagamentos pelo celular?
Sim, mas o modo como isso é feito depende da tecnologia utilizada. As mais acessíveis são por download de aplicativos, SMS ou ligações de auto-atendimento. Para outros sistemas, muitas vezes é preciso instalar um chip no celular, ter um aparelho compatível com a tecnologia e uma conta bancária. Para o consumidor ativar a opção de mobile payment é necessário realizar a contratação do novo canal eletrônico junto a sua administradora de cartão banco ou operadora de telefonia.

Que tipo de aparelho é compatível com m-payment?
Todos os celulares são compatíveis com as tecnologias mais utilizadas, mas as mais modernas estão em aparelhos com mais recursos. Em geral basta fazer o cadastramento do aparelho. Soluções baseadas em troca SMS e via auto-atendimento (central telefônica) são compatíveis com praticamente todos os modelos de aparelhos.

Celular pré-pago faz pagamentos?
Os pagamentos podem ser feitos tanto a partir de celulares pré quanto pós-pagos. A diferença para o usuário é que, no caso de aplicativos instalados no aparelho celular, em que existe uma demanda de tráfego de dados pela rede das operadoras, os planos pós-pagos oferecem um custo de dados trafegados mais em conta que os planos pré-pagos. Uma transação financeira baseada em aplicativo instalado no aparelho gera um tráfego de dados de até 3 KB, o que representa um custo para o usuário em torno de R$ 0,017 (pouco mais de um centavo).

Há limite para as transações pelo celular?
Não. Quem define esses limites são as redes de captura, as operadoras de cartões e os bancos.

Quais são as taxas pelo uso do serviço?
No caso de aplicativos instalados no celular, os custos para o usuários final referem-se ao tráfego de dados gerado por cada pagamento realizado. Bancos e operadoras de cartões estão fomentando o desenvolvimento deste meio de pagamento e ofertando este novo canal eletrônico de relacionamento e transações gratuitamente para seus clientes.

Fonte: Wnews


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