quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Visa e BB lançam solução de mobile payment


Os portadores de celular poderão pagar suas compras diretamente de seus aparelhos móveis. É o que prometem a Visa, a Visanet e o Banco do Brasil, que reuniram a imprensa nesta terça-feira (02/09) para anunciar a solução Visa Mobile Pay – com funcionalidades dos cartões de crédito e débito Ourocard que têm a bandeira da administradora. A solução permite ao usuário fazer compras sem a necessidade de apresentar o cartão. Por enquanto, o serviço estará disponível apenas para clientes do Banco do Brasil. Mas segundo Eduardo Chedid, diretor executivo de produtos da Visa no Brasil, o objetivo é expandir para outros bancos futuramente.

Para utilizar o serviço, o cliente do banco deve fazer o cadastro no site ou em algum caixa eletrônico da instituição. Ao realizar a compra em algum estabelecimento credenciado com o serviço, o usuário informa número do celular, banco e tipo de transação (débito ou crédito). Depois, aguarda o recebimento de uma mensagem de texto SMS e responde confirmando a operação – que demora o mesmo tempo da feita por um terminal POS. O saldo que pode ser gasto é de R$ 100,00 por dia. Em compras acima desse valor, o usuário terá de confirmar a operação pela internet.

O serviço vem sendo estudado pela Visa e Visanet há aproximadamente dois anos e é visto como estratégia para aumentar número de pontos de aceitação – hoje, em 1,2 milhão – e de usuários do serviço de débito e crédito. “Com o número atual de celulares no Brasil, o equipamento se tornou um instrumento para bancarização”, explica Chedid. Eles esperam atingir principalmente comerciantes ambulantes, delivery e feirantes, por exemplo. Paulo Guzzo, diretor de canais da Visanet, informa que a atxa de administração será a mesma cobrada pelo uso dos terminais POS.

“Por meio do celular, conseguimos captar e atingir uma gama de consumidores muito maior com a mesma segurança que têm com o cartão comum”, aponta Chedid. Pois a segurança é o que mais deixa dúvida no lançamento. O cliente passa as informações para o comerciante; este lança as informações no sistema; depois, o cliente recebe o torpedo e só precisa confirmar. No decorrer do processo, não há necessidade de digitar nenhuma senha. “O banco garante qualquer transação, mas recomendamos que o cliente cancele o cartão em caso de roubo”, argumenta Denílson Molina, gerente de cartões do BB.

“Ele vai receber um código após a compra e terá de responder com um outro código”, diz Chedid, explicando que o processo será complicado para ser realizado por um possível assaltante. Depois, ele volta atrás e diz que será difícil, sim, mas para quem nunca utilizou o serviço. Já Molina diz que espera que todos os usuários fiquem atentos à necessidade de cancelar rapidamente o serviço, para não sofrer prejuízos.

Fonte: Oficina da Net


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP