quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Vendas mundiais de smartphones chegam a 32 milhões de unidades no 2º tri

As vendas de smartphones aumentaram 15,7% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007. Em todo o mundo, foram comercializados cerca de 32,2 milhões de aparelhos, aponta uma pesquisa do Gartner. Apesar do crescimento, a participação dos smartphones no mercado total de dispositivos móveis permaneceu estável, com 11%

De acordo com a analista Roberta Cozza, as vendas para usuários finais totalizaram 64 milhões de unidades no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 22% em relação aos seis primeiros meses de 2007. O Gartner avalia que a maior disponibilidade de smartphones com tela sensível ao toque e a chegada do iPhone 3G a mais países tenham um impacto positivo no balanço do terceiro trimestre.

O crescimento ano a ano na América do Norte foi de 78,7%, sendo essa região responsável por 25% das vendas globais de smartphones para usuários finais. A área que abrange Europa, Oriente Médio e África teve aumento de 21%, enquanto a Europa Ocidental teve 29,3% de acréscimo.

As surpresas ficaram por conta da região Ásia/Pacífico e do Japão, onde a comercialização dos dispositivos diminuiu 4,8% e 24%, respectivamente.

Ranking global

Pelo critério de participação de mercado, as empresas líderes no segmento de smartphones são Nokia (47,5%), RIM (17,4%), HTC e Sharp (cada uma com 4,1%) e Fujitsu (3,3%).

Outras marcas detêm 23,6% de market share. Ainda no segundo trimestre, outra surpresa foi a queda do iPhone. O dispositivo da Apple, que detinha 5,3% do mercado, passou a 2,8% de participação.


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP