quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MEC digitaliza toda obra de Machado de Assis



Como parte das comemorações ao centenário da morte de Machado de Assis, que será celebrado no dia 29 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lança a obra completa do autor em versão digital, que estará disponível gratuitamente na internet.

Entre os 243 arquivos que formam a coletânea estão romances como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, poesias e contos.

“Já existe uma série de materiais digitalizados, mas sem critérios de confiabilidade e não de uma forma organizada. O que a gente fez foi organizar esse material e revisá-lo a partir das edições que são referência. Foi uma pesquisa ampla dos materiais publicados, incluindo arquivos que não estavam digitalizados”, explica o coordenador do portal Domínio Público, Marco Antonio Rodrigues.

O site é o responsável pelo projeto em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rodrigues explica que a obra de Machado de Assis já é de domínio público há 50 anos, mas não estava disponível ao público de forma organizada. “Desde a época do presidente Juscelino Kubitschek que o governo tenta mediar essa questão do oferecimento da obra de Machado para o público em geral. A internet traz essa possibilidade, ao mesmo tempo em que você pode comprar as obras, você pode ter acesso na rede”, avalia.

Junto com as obras digitalizadas o MEC lança também um hotsite em comemoração ao centenário da morte do escritor. Lá o público terá acesso a estudos, teses e dissertações sobre o autor, biografias, depoimentos de autores contemporâneos a Machado de Assis e links para sites sobre o assunto.

Outro destaque do portal é o vídeo “Machado de Assis, um mestre na periferia” que foi produzido pela TV Escola e traz depoimentos de especialistas na obra do autor que discutem a relação da literatura com a realidade nacional.

O hotsite e as obras em formato digital serão lançados hoje, às 18h, em um evento na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A programação inclui ainda a entrega do Prêmio Camões 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa, ao brasileiro João Ubaldo Ribeiro. Haverá ainda o lançamento de uma exposição sobre Machado de Assis, de uma versão fac-símile do conto O Espelho e de uma versão em braile de O Alienista, ambos do autor.

Fonte: Info


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP