terça-feira, 30 de setembro de 2008

E-mail deve ser extinto até 2015

Em painel realizado nesta quarta-feira, durante o 17º Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança (CNSAI), evento que acontece na capital paulista, Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, garante que os hábitos digitais da Geração Y devem levar ao fim do e-mail.

"Hoje, a média etária dos usuários de e-mail é de 47 anos", revela, acrescentando que, talvez, apenas essas pessoas, que formam a geração conhecida como Baby Boomers, nascidos após o fim da Segunda Guerra Mundial, continuarão a utilizar a ferramenta.

"O e-mail deixará de existir dentro de cinco a sete anos", profetiza Taurion. O motivo? A entrada da chamada Geração Y - constituída por jovens nascidos já na era da Internet - no mercado de trabalho.

Taurion explica que, com os jovens profissionais, chega também às empresas uma nova postura diante da Tecnologia da Informação (TI), que já é parte do dia-a-dia destes profissionais, na forma de ferramentas de colaboração como wikis, redes sociais, comunicadores instantâneos e grupos de trabalho online.

O executivo apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2005 destacando que, já naquela época, apenas 6,3% dos jovens entrevistados consideravam inúteis as informações obtidas em blogs. "Significa que a credibilidade das novas ferramentas online é enorme", sinalizou. Na IBM, de acordo com Taurion, já há uma série de projetos em que os participantes não mais utilizam o e-mail.

"A comunicação é muito melhor compartilhada por meio de comunidades", garantiu o gerente de novas tecnologias aplicadas da Big Blue. "Na IBM o profissional cria o blog que desejar, sem sequer pedir autorização a ninguém", enfatizou.

Da mesma forma, há na companhia dezenas de wikis e muitas contratações já se dão por intermédio de comunidades como o LinkedIN. E Taurion ainda deixou um recado aos profissionais da área de TI: "A área precisa acompanhar a evolução. Os profissionais de TI não podem, por questões técnicas, impedir mudanças que interferem diretamente na evolução dos negócios de uma empresa".

Fonte: Terra

Particularmente acho pouco provável que isso aconteça. Para conversar com candidatos e amigos realmente uso muito mais msn e Skype. Porém para contato com clientes e fornecedores sempre utilizo o e-mail.

Você acredita nesta previsão?


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

4 comentários:

Dyego Souza do Carmo 30 de setembro de 2008 às 09:13  

quanta besteira escrita em um só lugar...

Anônimo 30 de setembro de 2008 às 12:56  

Concordo...
Quanta besteira

Anônimo 30 de setembro de 2008 às 13:15  

Discordo, talvez seja exagerado dizer que vai acabar, mas realmente o crescimento das redes sociais e ferramentas online de onde várias pessoas coloaboram entre si em um projeto, começa a se tornar desnecessária a utilização do e-mail, vejamos um exemplo, eu tenho um blog, me comunico com meus leitores através dos comentários, ou twitter. Onde fica o e-mail? Até na página de contato, o usuário prefere enviar sua sugestão por formulário e não e-mail. É de se pensar nas mudanças.

Abraços !

Anônimo 30 de setembro de 2008 às 15:10  

Eu não acredito nessa previsão nem um pouco..

Então vai ser mais confiável eu trocar um “scrap” com um cliente ou por outro site de relacionamento do que eu enviar um email através de um DOMÍNIO de minha empresa (contato@empresa.com.br) para meu cliente?

Discordo totalmente com esse cara que diz ser "especialista".

No máximo o fluxo de e-mail irá reduzir, mas acho que ainda é muito cedo para ele ser extinto.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP