quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tecnologia contra fraudes usando a voz


Conforme o Maicon indicou, pesquisadores da Universidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, inventaram uma senha que obedece ao comando de voz e que, segundo eles, é praticamente impossível de ser roubada.




O modelo da câmera fotográfica já está escolhido e o pagamento vai ser com cartão de crédito. Mas para efetuar a compra, o analista de sistema Sidcley Silva Soares precisa, além dos dados, dizer, pelo microfone do computador a senha de voz.

A senha, que não precisa ser sigilosa e pode ser qualquer frase, é a mesma que Sidcley gravou e deixou cadastrada no computador servidor da operadora do cartão, conectado a internet. A voz dele é comparada à gravação. A compra será autorizada apenas se o som for compatível. “Mesmo que a pessoa saiba a tua senha, ela não vai conseguir autenticar neste tipo de sistema porque a voz, ela é pessoal e intransferível”, explica.

Por enquanto, a compra pela internet é apenas uma simulação. O programa de autenticação da voz está sendo testado numa universidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

O protótipo vai ser apresentado na próxima semana em Istambul, na Turquia, numa conferência mundial de computação aplicada. O programa dos brasileiros pode ser usado para substituir senhas numéricas em bancos, crediários em lojas e até mesmo para controlar a presença de funcionários na empresas.

A segurança é a principal vantagem. A tecnologia permite que apenas a própria pessoa execute a operação. Os criadores do programa dizem que os riscos são mínimos, porque a análise da voz é tão sensível que mesmo que alguém grave ou imite a senha de outra pessoa, é praticamente impossível fraudar o sistema.

O programa avalia 32 informações, como as variações de energia e a freqüência da fala. “Como o nosso sistema acaba analisando simultaneamente diversos parâmetros ao mesmo tempo, essas semelhanças que os nossos ouvidos percebem num imitador, ela não é tão impactante no nosso sistema”, explica o professor de informática, Adriano Petry.

Fonte: Jornal da Globo


Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mail! Faça seu cadastro aqui

1 comentários:

Hj 20 de agosto de 2008 às 12:21  

Bah agradeço o reconhecimento pela indicação da matéria e fico muito feliz que minha dica teve um efeito positivo, e ponto de ser publicada, confesso que leio todos posts que você escreve, e ao abrir hoje meu e-mail e ver a frase "Conforme o Maicon indicou..." fiquei muito contente.

Bom era isso, agradeço mais uma vez, e um bom dia!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP