quarta-feira, 16 de julho de 2008

Você é um ladrão de tempo?

"Há ladrões que não castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo" (Napoleão Bonaparte).

Você sabe o que é cleptomaníaco? Segundo o Dicionário Houaiss, é aquele sujeito que tem uma compulsão incontrolável para cometer furtos de objetos. Na novela América, a atriz Christiane Torloni interpretou uma simpática cleptomaníaca que vivia dando dores de cabeça para seus filhos.


Agora, imagine um vendedor cleptomaníaco. O sujeito sai do escritório do cliente com um cinzeiro, um grampeador, um peso de papéis dentro da sua pasta e um pedido assinado de baixo do braço. E o que é pior: quando tenta passar pela portaria, o detector de metais capta o grampeador e dispara. Que vexame!

E você? Quantas vezes você já furtou calculadoras de mesa durante suas visitas a clientes? Espero, sinceramente, que sua resposta seja "nunca".

Por outro lado, você já pensou que muitas vezes, mesmo que inconscientemente, roubou de seus clientes e amigos algo muito mais valioso que uma calculadora ou um grampeador? Pois é, infelizmente muitos vendedores são verdadeiros cleptomaníacos - mestres na arte de roubar tempo alheio.

O tempo, como você e todo mundo já sabe, é um bem, um recurso extremamente valioso e cada vez mais escasso. É obvio, mas é sempre bom frisar que precisamos de tempo para tudo o que fazemos na vida. Seus clientes, por exemplo, precisam de tempo para fazer pedidos, checar estoques, treinar funcionários, delegar tarefas, tomar café e ler o jornal.

Coloque-se no lugar de seu cliente que, logo pela manhã, perde alguns minutos preciosos tentando baixar seu simpático e gigantesco e-mail com uma singela mensagem em PowerPoint com frases de Martin Luther King e músicas de Tom Jobim.

Quando decidiu abrir os e-mails, seu cliente fez uma escolha baseada naquele antigo e correto dito popular que diz ser impossível assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Em vez de abrir e-mails, ele podia ter escolhido qualquer outra tarefa, como verificar as vendas do dia anterior ou fazer uma entrevista de contração de um novo funcionário.

Ele escolheu ler os e-mails e essa escolha, graças ao seu e-mail infame, acabou se tornando uma grande perda de tempo. Tempo roubado. Tempo que você roubou de seu cliente!

Entupir a caixa de entrada de e-mails dos amigos e clientes com spams e piadinhas não é apenas deselegante, é também uma das estratégias favoritas do ladrão de tempo. Mas não pára por aí. Essa espécie de larápio tem à sua disposição as mais maquiavélicas maneiras de roubar tempo. Entre as mais danosas podemos destacar o excesso de telefonemas fúteis, as reuniões e as visitas sem propósito.

Mas, atenção! Eu não estou dizendo que você nunca deve enviar e-mails, telefonar e visitar seus clientes. A manutenção do relacionamento, você sabe, é um dos mais importantes alicerces da venda e da fidelização de clientes. Entretanto, há uma imensa diferença entre uma visita inconveniente sem hora marcada e uma devidamente agendada, com pauta coerente. A primeira rouba tempo do cliente, a segunda agrega valor ao relacionamento. O mesmo raciocínio vale, evidentemente, para e-mails e telefonemas. Ser responsável com o agendamento de reuniões é, antes de tudo, uma demonstração de profissionalismo e respeito pelo cliente e por seu tempo. A escolha é sua!

fonte: http://www.vendamais.com.br/Lideranca


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