Estupidez tem limite

Esta semana entrevistei um DBA Oracle que saiu do emprego depois de ser obrigado a ficar trabalhando 72 horas diretas...
Ficam as perguntas: Qual a produtividade de um profissional nessas condições?
Não seria mais inteligente termos três pessoas trabalhando em regime de escala?
Segundo o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 36% dos brasileiros fazem jornadas de mais de 45 horas semanais. Ou seja, trabalham mais que nove horas por dia em seu local de serviço.Desse universo, 32% fazem horas extras. Com isso, segundo Marcio Pochmann, presidente do Ipea, na prática, 4,5 milhões de pessoas ocupam mais de um posto de trabalho.
“O Brasil distribui mal sua jornada de trabalho e poderia ocupar a todos se revíssemos isso”, avaliou Pochmann, que defende uma flexibilização da jornada de trabalho.
Segundo ele, seria possível ocupar todos os trabalhadores se a jornada fosse reduzida de 44 horas para 36 horas e 44 minutos semanais.
Pochmann lamentou que 4,6 milhões de jovens com menos de 16 anos, e 6,9 milhões de aposentados estejam no mercado de trabalho.
Centrais sindicais pressionam por redução para 40 horas
Representantes de centrais sindicais entregaram ontem ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), um abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas pedindo a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salário.
Para os sindicalistas, além de gerar novos empregos, a redução vai proporcionar tempo para o trabalhador se qualificar e diminuir os acidentes de trabalho.
Essa diminuição da jornada poderá gerar 2,5 milhões de novos postos de trabalho, avaliam os sindicatos.
Gostou do site? Receba as novidades no seu e-mai! Faça seu cadastro aqui















2 comentários:
Com certeza se ganharia em qualidade de vida com essa possível redução da jornada de trabalho, sem a redução salarial. Mas num país como o nosso onde a mentalidade restrita ainda impera, acho realmente difícil isso acontecer. As empresas não vão desejar manter salários para que seus funcionários trabalhem menos, além do mais contratar mais significa gastar o dobro do salário em impostos, encargos sociais ... Não vejo a redução de horas como redução da produtividade, pois tenho toda a convicção de que com o aumento da qualidade de vida e melhora das condições no trabalho se obtém significativo ganho em qualidade nos trabalhos executados e produtividade! Mas, esperar que empregadores no Brasil tenham esse raciocínio talvez seja desejar demais. Ainda vejo poucos exemplos de organizações que já assimilaram os mais modernos conceitos de administração. A maioria ainda está na idade da pedra!
Bárbara você tocou no ponto certo, contratar mais significa gastar o dobro do salário em impostos, encargos sociais e por aí vai. Acredito que uma parte, e estou falando das pequenas e médias empresas, preferem que o funcionário trabalhe mais horas do que contratar mais funcionários e assim gastar muito mais com impostos. Até por que, quem tem empresa sabe que não é pouco o gasto de impoto com um funcionário. O que se pode fazer, além de enviar abaixo-assinado pedindo redução da jornada de trabalho é uma proposta de incentivo à contratação e geração de novos empregos, por parte do governo. Isto pode até não resolver tudo, mas certamente pode ajudar e bastante. Uma vez que o governo dê o incentivo necessário para as empresas, seja reduzindo impostos, ou qualquer outra forma que especialistas encontrem para este caso, podem reduzir a jornada de trabalho sem sofrer uma redução significativa nos seus lucros e assim contratar mais pessoal.
É isso! E comentário sobe o blog, muito bom, legal e até divertido como a piada do "Vida de RH"!! Parabéns e espero que continue sempre a no trazer informações e dicas importantes para a área de tecnologia!!
Postar um comentário