segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dicas para ouvir melhor


Saber ouvir é a principal característica de um bom líder e a mais difícil de ser desenvolvida. Separei algumas dicas de como ouvir melhor as pessoas:

1- Pare o que você está fazendo. Isso pode parecer óbvio, mas na maioria das vezes, a pressão do dia-a-dia e a agenda apertada implicam na mania dos profissionais quererem sempre fazer duas coisas ao mesmo tempo. Muitas pessoas crêem que o momento de fala dos pares serve para dar uma olhada nos e-mails ou listar mentalmente todas as tarefas a serem cumpridas na semana.

2- Não interrompa. Ouvir é um exercício de se anular por alguns minutos. Mesmo que você tenha ponderações a fazer sobre o assunto abordado, espere sua vez, como todos os pais e professores já explicaram. Essa não é uma atitude qualquer. O falante se sente respeitado, além de fazer com que o momento seja realmente aproveitado, porque os pensamentos serão concluídos e provavelmente não será necessário voltar ao mesmo assunto na semana seguinte. Uma boa estratégia é ter um papel à sua frente para que seja anotado aquilo que lhe vem à mente enquanto ouve. Se estiver em uma reunião com mais duas pessoas envolvidas, pode ser uma boa idéia fazer uma lista de inscrição para que as pessoas saibam que o momento de falarem vai chegar. Isso ajuda a controlar a ansiedade e organizar as falas.

3- Ouça antes de pensar em uma resposta. Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas quando estão diante de alguém formulando um raciocínio é tentar elaborar uma resposta ao mesmo tempo. Elas pensam que ter algo a dizer no exato momento em que a pessoa se calar será algo positivo. Evite esse tipo de comportamento. Se ficar pensando no que vai responder, provavelmente estará preso à primeira ou à segunda frase do falante e pode perder o centro da questão ou detalhes importantes, que foram menosprezados.

4- Nem sempre é preciso se defender. Sim, algumas vezes os pares e liderados pedirão a palavra para fazerem criticas. Porém, não entenda as críticas como pessoais. Se você conseguir pensar no que está causando o problema sairá da conversa com um novo objetivo. Se ficar na defensiva e começar a se explicar, terá um monte de gente entediada e sem motivação para voltar a falar nas próximas vezes. Só se explique se isso for contribuir para definir da raiz do problema. Ou dê uma resposta sucinta, simplesmente se desculpando – caso ache realmente necessário.

5- Certifique-se de que entendeu a mensagem. Algumas vezes, as pessoas não conseguem se expressar bem e é sua responsabilidade ajudá-las, se pretende ser alguém a quem as pessoas recorrem. Uma boa estratégia é tentar colocar o que você pensa ter ouvido em suas palavras antes de deixar a coisa seguir. Com freqüência, as pessoas só querem ajuda para organizar o próprio pensamento.

6- Envolva-se. Ou, se não há interesse ou não é o momento adequado, procure fazer a pessoa entender que você não pode atendê-la. Mas, para não parecer arrogante, mostre-se disposto em outro contexto e momento, ou sugira alguém com um bom repertório sobre o assunto em questão. Mas, como líder, o ideal seria compreender que se um dos seus liderados tem algo profissional a dizer, é importante ouvir.


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