Voz pode interferir na imagem profissional
Toda vez que o comerciante Robson Moraes, 38, negociava com um cliente, sentia que a voz dele não se mostrava decidida nem firme. O mesmo acontecia ao dar uma ordem a um funcionário: passava a impressão de falta de autoridade...
Além do problema de projeção da língua - a popular língua presa -, Moraes não estava satisfeito com a própria voz. Mais que uma questão estética, isso afetava sua rotina profissional.
Depois de seis meses de tratamento com uma fonoaudióloga, o comerciante diz que já dá para perceber os resultados. "As pessoas mostram mais respeito diante de mim", avalia.
Moraes é um exemplo de paciente que procura um especialista para mudar a expressividade oral e, assim, melhorar o relacionamento no trabalho.
Assim como ele, muitos executivos recorrem aos consultórios para trabalhar a voz e evitar situações em que possam parecer agressivos ou inseguros - sem ter essas intenções -, segundo Leslie Piccolotto Ferreira, professora de fonoaudiologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). "Às vezes a pessoa nem tem o jeito bravo, mas a forma como fala passa isso", explica.
Arnaldo Guilherme, otorrinolaringologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), exemplifica com a situação em que o chefe repreende o funcionário, mas não transmite autoridade. "Quem toma bronca de alguém que fala fino pode não o levar a sério."
A saída, afirma Guilherme, é se valer de exercícios de impostação e postura vocais. "Assim, é possível adaptar a voz a situações relacionadas ao trabalho."
Fonte: Fonosp
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