segunda-feira, 10 de março de 2008

TI é um ambiente favorável às mulheres

A TI é um ambiente favorável às mulheres. É o que conclui uma avaliação da consultoria gaúcha Produtive - Outplacement e Planejamento de Carreira. Conforme o diretor da companhia, Rafael Souto, o segmento é um dos que mais abre espaço não só para a contratação de colaboradoras, como também para sua escalação em cargos de chefia.

"A TI é open minded, não olha gênero, mas qualificação. Além disso, nesta área mulheres são elevadas a líderes sem qualquer constrangimento por parte dos homens, diferentemente do que ocorre em outros setores", destaca o executivo.

Em 2007, os homens encontraram mais oportunidades nas indústrias (47,8%), especialmente as da área metalmecânica. Já as mulheres, nas empresas de serviços (48,4%), informa o relatório da Produtive. Conforme os dados, a explicação dos gestores entrevistados seria de que o funcionário masculino "circula melhor", enquanto a colaboradora feminina se destaca mais facilmente pela qualificação. "Por isso são muito valorizadas na TI", explica Souto.

Competência emocional é outro ponto a favor das mulheres. "Elas são executivas, esposas, mães e são muito valorizadas por esta versatilidade, além da facilidade que têm em estabelecerem relacionamentos no trabalho, o que é essencial para níveis gerenciais", ressalta Lisiane Rodrigues Vieira, consultora de Carreira da Produtive. A profissional é também responsável pela área de TI da empresa.

No entanto, Lisiane adverte: as mulheres ainda estão atrás dos homens em algumas competências técnicas, que também são fundamentais para construir carreira no setor de Tecnologia da Informação. Algumas carências do público feminino são formação em metodologia PMI, por exemplo, e fluência em inglês.

Fonte: Baguete

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP